Subscribe:

Ads 468x60px

25.5.10

Cantando na Chuva em 27/05

O mais conhecido dos musicais é também uma obra-símbolo da MGM, a maior e mais glamourosa companhia da Era dos Estúdios

Na próxima quinta-feira, 27, a partir das 19h30 o Cineclube Aldire exibe Cantando na Chuva, um dos filmes mais marcantes da história do cinema. Estrelado e co-dirigido por Gene Kelly, a obra sempre figura nas primeiras posições de listas elaboradas por revistas, especialistas e organizações, como o American Film Institute (lista disponível em http://www.afi.com/100years/movies10.aspx).
Cantando na chuva é sobretudo uma homenagem ao próprio cinema.
Suas cenas antológicas
focam o período de transição da era dos filmes mudos para o sonoro, na desesperada corrida pela adaptação de artistas, técnicos e estúdios à nova tecnologia. Coincidência ou não, o filme foi rodado em outro momento de grandes mudanças em Hollywood, quando a chamada Era dos Estúdios chegava ao fim. A
companhia que o produziu,
MGM,
era uma das últimas a ainda investir no gênero musical, que, para muitos, desfrutou o seu ápice técnico justamente nesse período. Com essa estratégia, ela conseguiu se salvar dos resultados negativos por algum tempo, situação incômoda para quem por muitos anos foi líder de faturamento entre os estúdios.
Desde seu lançamento,
Cantando na chuva sempre foi um filme imediatamente marcante para quem o assiste. Desde então, é muito citado tanto em obras de grandes cineastas, como Stanley Kubrick em Laranja Mecânica, quanto por estudiosos e cinéfilos em geral. Suas piadas, músicas e coreografias atravessam gerações sem perder o brilho.
Cantando na chuva faz parte do ciclo de homenagens que o Cineclube faz ao Cinema, com obras que falam sobre a própria arte cinematográfica.


CANTANDO NA CHUVA
Sinopse (do DVD):
Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada..

Ficha Técnica

Título: Tapete Vermelho (Singin' in the Rain)

Gênero: Comédia / Musical

Ano de Lançamento (Estados Unidos): 1952
Direção: Stanley Donen e Gene Kelly

Tempo de Duração: 103 min
Elenco: Gene Kelly, Donald O'Connor,Debbie Reynolds, Jean Hagen, Millard Mitchell, Cyd Charisse, Douglas Fowley e Rita Moreno.
Faixa Etária recomendada: Livre


Serviço

Data: 27/05

Horário: 19h30min - curta-metragem / 20h Cantando na Chuva
Local: Automóvel Clube.

Endereço: Praça Rui Barbosa, 1-23.

ENTRADA GRATUITA

Realização
Cineclube Aldire Pereira Guedes


Apoio Cultural

Cine Mais Cultura / Programadora Brasil

Ministério da Cultura - Minc

Secretaria Municipal de Cultura do Município de Bauru


Apoio
Cineclube da Unesp
Sociedade Amigos da Cultura
Imprensa de nossa cidade

Atenciosamente,
CINECLUBE ALDIRE PEREIRA GUEDES
Assessoria de Imprensa

2 comentários:

LUIZ ANTONIO DE MELO ALBUQUERQUE disse...

Não conheço "Cantando na Chuva" sob o título de "Tapete VSPermelho". Adoro as roubadas de cena do Donald O´Connor em "Take a Laugh" e no sapateado com Genne Kelly na aula de dicção.
Abraço,
Luiz
Coral e Cineclube Amor e Luz
Bauru

LUIZ ANTONIO DE MELO ALBUQUERQUE disse...

Correção: Tapete Vermelho (comentário anterior)