Subscribe:

Ads 468x60px

O CineClube




O Cineclube Aldire Pereira Guedes foi fundado no dia 22 de março de 2005, ocasião em que foram votados os termos de seu estatuto e eleitos e empossados os membros de sua diretoria.
Foi registrado em cartório sob nº 57.606, tendo sua inscrição como pessoa jurídica com o CNPJ nº 07.526.422/0001-44 de 08 de agosto de 2005, sendo isento de inscrição estadual, tendo a inscrição municipal de nº 86.786.
Constituem objetivos do Cineclube Aldire Pereira Guedes, promover e estimular a pesquisa, o debate e as atividades culturais nos campos cinematográficos e audiovisual.
Para atingir suas finalidades o Cineclube Aldire P. Guedes atua com as seguintes prioridades:
I – Apresentação e exibição de filmes de interesses e formatos diversos, em salas de cinema alugadas, cedidas ou próprias com projetor de 35 mm ou data show. bem como sessões em vários locais, auditórios fechados ou ambientes abertos, que possibilitem a exibição, buscando atender a todas as camadas sociais para criar o hábito de apreciar a arte cinematográfica.
II – Promoção de debates, conferências, cursos, seminários e atividades afins para possibilitar a formação de novos participantes ativos no quadro cineclubista.
III – Em consonância com as entidades e órgãos da sociedade civil que coadunem com os objetivos do Cineclube Aldire P. Guedes, criar, manter e aprimorar: biblioteca, filmoteca, videoteca e documentos que preservem a história cinematográfica da cidade.
IV – Apoio e divulgação da produção cinematográfica nacional, regional e local, dando ênfase a obras cuja exibição pelo mercado comercial tenha um interesse reduzido.
V – Realização de parcerias com entidades culturais, empresas públicas, privadas e fundações no sentido de impulsionar as atividades cinematográficas, promovendo o intercâmbio a nível local, nacional e internacional;
VI – Captação de recursos para implementação dos seus objetivos e finalidades.
VII – Incentivo à produção cinematográfica;
VIII – Celebrar convênios e filiar-se às instituições ou organizações congêneres.

A partir de maio de 2011, resultado de convênio entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura Municipal de Bauru/Secretaria Municipal de Cultura, o Cineclube Aldire passa a ser Ponto de Cultura, possibilitando uma ampliação de suas atividades.
A sede atual do cineclube fica na rua Araujo Leite 8-52.

Diretoria do Cineclube: José Vinagre, Silvio Vieira, Ivan Meneses e Paulo Henrique(PH).